Ajustes e folgas diametrais

Gostou? compartilhe!

Ajustes e folgas diametrais

Ajustes e folgas diametrais

Os ajustes indicados na listas de montage devem ser respeitados e qualquer modificação que possa aumentar a folga diametral deve ser excessivamente grande, existe o risco de extrusão do anel O’ring.

Os valores para as folgas diametrais admissíveis são encontrados no diagrama 8.1 e 8.2.

Folga diametral (vedação estática)

Com o uso de anéis back-up em PTFE, podem se admitir pressões de até 400 bar e folgas diametrais de até 0,3mm.

dr01.idealapps.com.br/projetos/fatruwal.com.br

Folga diametral (vedação dinâmica)

Com o uso de anéis back-up em PTFE, podemse admitir pressões de até 250 bar e folgas diametrais de até 0,3mm.

dr01.idealapps.com.br/projetos/fatruwal.com.br

Superfícies

dr01.idealapps.com.br/projetos/fatruwal.com.br

Em caso de pressões pulsantes, deve-se refinar a rugosidade do alojamento.

O raio R no fundo do alojamento pode ser 2 substituído por um chanfro de medidas idênticas, com um ângulo de 45o

As partes do equipamento que entram em contato com o anel O’ring tem de estar livre de rebarbas. Deve-se ainda eliminar cuidadosamente todas as partículas estranhas antes de realizar a montagem.

Costuma-se utilizar aço para a confecção de hastes e cilindros. Também são adequados o ferro fundido, polido e com ausência de poros. O alumínio, o bronze, o latão e os aços inoxidáveis apresentam, por sua baixa dureza, um elevado desgaste em caso de aplicação dinâmica.

Chanfro da haste e do alojamento

Para facilitar a montagem, recomendamos chanfrar a haste e o alojamento (ângulo máximo de 15o). Os cantos vivos devem ser cuidadosamente arredondados.

Os valores indicados para a profundidade do chanfro Z constituem valores mínimos e devem ser maiores em caso de ângulos mais agudos.

O anel O’ring deve estar em contato com o chanfro mesmo em caso de tolerâncias limítrofes. O contato com cantos vivos podem produzir danos no anel sujeitando-o ao vazamento.

dr01.idealapps.com.br/projetos/fatruwal.com.br

Montagem

Antes de realizar a montagem dos anéis O’rings, é preciso limpar o sistema completo de toda a sujeira e de toda a substância residual da usinagem. Os anéis O’rings não podem deslizar sobre cantos vivos, rebaixos, roscas, canais, etc.

Recomenda-se cobrir os cantos vivos durante a montagem, a fim de evitar possíveis danos.

No alojamento o anel O’ring não pode estar torcido ou colocado torto. Admite-se um leve estiramento durante a montagem. Todavia, o anel deve ter tempo suficiente para voltar a sua forma original após a montagem. Na montagem do anel sobre um êmbolo ou eixo, cujo diâmetro externo seja inferior a 10mm, é preciso tomar um cuidado especial com o considerável estiramento porcentual.

Recomendamos utilizar um mandril ou uma luva de montagem.

SAIBA MAIS